quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Nova era do Gelo?

Preparem seus casacos: cientistas russos preveem início de nova era glacial


Pesquisadores afirmam que a partir do ano que vem a temperatura no planeta deve entrar em uma fase de queda gradual
Por Maria Luciana Rincon em 27/11/2013
Fonte da imagem: Wallpaper source Preparem seus casacos: cientistas russos preveem início de nova era glacial
Se você adora sol, calor e praia, não vai gostar muito da previsão apresentada por uma dupla de cientistas russos do Instituto Gazprom VNIIGAZ. De acordo com a Global Warming Policy Foundation, Rauf Galiulin e Vladimir Bashkin afirmam que no ano que vem a Terra entrará em uma fase de queda gradual de temperatura que deve culminar dentro de um período de 50 anos, resultando em uma nova era do gelo.
Segundo a publicação, os pesquisadores afirmam ainda que, ao contrário do que ditam todas as teorias relacionadas ao aquecimento global, a ação dos humanos exerce pouca influência sobre o clima do planeta. Conforme explicaram, a variação da temperatura estaria associada aos ciclos de atividade solar, que devem sofrer uma redução.
A nova “era do gelo” dever ter início em 2014, com uma queda de temperatura bem lenta em um primeiro momento. No entanto, depois de algumas décadas, a diminuição será mais ativa. Por certo, de acordo com uma matéria publicada pelo Times, a baixa atividade do ciclo solar atual — o chamado “Ciclo 24” — vem deixando alguns cientistas intrigados, além de despertar questões sobre quais podem ser as consequências disso para o nosso planeta.

Calmaria solar

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News
Os ciclos solares têm duração de aproximadamente 11 anos, e os períodos de atividade mais intensa são marcados pelo surgimento de manchas solares. Além disso, normalmente ao final do ciclo ocorre a inversão dos campos magnéticos do Sol, quando se observa uma mudança de polaridade — quase sempre simultânea — entre os hemisférios Norte e Sul. Durante a inversão, a força do campo magnético fica perto de zero, voltando ao normal depois da troca.
Contudo, os astrônomos observaram algo diferente neste ciclo. A polaridade do hemisfério Norte sofreu inversão há vários meses, apresentando, portanto, a mesma polaridade do que o hemisfério Sul. E mais: a incomum calmaria observada na superfície do Sol durante este último ciclo — com um número de manchas inferior à metade da média registrada nos últimos 250 anos! — levou alguns cientistas a sugerir que este pode ser o início de um período de baixa atividade.
De acordo com o Times, a última vez que isso aconteceu foi entre os anos de 1650 e 1715, durantes os quais quase nenhuma mancha solar foi observada. Coincidentemente, nesse período ocorreu uma drástica queda das temperaturas no planeta, provocando o que ficou conhecido como a “Pequena Era do Gelo” na Europa e América do Norte. Estariam os cientistas russos corretos em sua previsão?

Polêmica

Para os pesquisadores russos, que afirmam que o aquecimento global não é resultado de atividades humanas, toda a polêmica sobre as mudanças climáticas não passa de exagero e de pura conspiração. Conforme alegam, o objetivo é o de desacelerar o consumo de gás natural, carvão e petróleo — três combustíveis essenciais em nossas vidas — para que, então, se possa controlar o seu preço de mercado.
Aliás, Galiulin e Bashkin não são os únicos a defender essa teoria, e declarações semelhantes foram feitas por outro cientista russo — Jabibula Absusamatov, membro da Academia Russa de Ciências e diretor do setor de Investigações Espaciais do Observatório de Pulkovo —, que alertou que a diminuição de temperatura provavelmente afetará a todo mundo.
Os defensores do aquecimento global também acreditam que a baixa atividade solar possa afetar o clima do planeta, embora não pensem que estamos prestes a testemunhar uma nova era do gelo. Afinal, para eles, apesar de o ritmo aparentemente ter caído, as temperaturas não param de subir.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Decisão do STJD é ignorada para ajudar o cruzeiro!

Marin, Aécio Neves e Zezé Perrela
No último dia 24/10/2013, foi julgado pela 5ª comissão disciplinar do S.T.J.D, o jogo ocorrido em 13/10/2013 entre Atlético Mineiro e cruzeiro.

Durante a partida, torcedores do cruzeiro entraram em confronto entre si e com a Polícia Militar. O cruzeiro foi denunciado e julgado.
Como o mando de campo pertencia ao Atlético, o mesmo também foi indiciado e julgado. O Galo foi punido com uma multa no valor de R$ 20.000,000 e o time celeste foi multado em R$ 30.000,00 mais a perda de mando de campo de 1 partida. Sendo que, no resultado do julgamento, as penas deveriam ocorrer no prazo de 7 dias. Logo, o cruzeiro "NÃO" poderia mandar seu jogo contra o Grêmio no Estádio Mineirão. No entanto, através de uma manobra política, os Senadores Aécio Neves e Zezé Perrella, convenceram o presidente da CBF, Sr. José Maria Marin, a não prosseguir com a punição e permitir que o jogo ocorresse normalmente no Estádio Magalhães Pinto, Mineirão. Em troca, os Senadores tentariam convencer o plenário do Senado à não passar a CPI das Federações. Assim, como nos filmes de Gangsteres, o resultado foi que o jogo ocorreu normalmente no Mineirão e a CPI das Federações não obteve os votos necessários no plenário, ocasionando até uma discussão entre os parlamentares Mário Couto (PSDB-PA) e  Zezé Perrela (PDT-MG). (clique e acesse o link) 

O acordo rasgou a decisão do Tribunal Desportivo, como mostra o documento anexo à esta reportagem, e culminou numa das mais sórdidas cenas de corrupção no futebol nacional e na política Brasileira em todos os tempos. 
A decisão STJD pode ser acessada no link: Decisão pune o cruzeiro.


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Legião Urbana: "10 fragmentos que influenciaram Gerações!"



Quantas gerações foram influenciadas e cultivaram no coração o mito do comportamento e da atitude marcante da Legião Urbana e de seu idealizador, Renato Russo?
Aqui estão listados 10 fragmentos que culminaram na mais poderosa e influenciadora banda de todos os tempos. 


A Banda que revolucionou os sentidos de várias gerações!

Índios

"Quem me dera ao menos uma vez
Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três
E esse mesmo Deus foi morto por vocês
Sua maldade, então, deixaram Deus tão triste"


(A reflexão religiosa sempre foi demonstrada em vários álbuns da Legião Urbana, no entanto, este trecho sintetiza bem o conhecimento e o fervor com que Renato Russo tratava a questão espiritual. Um toque gospel mais sem perder a pegada do Rock.

Tempo Perdido

"Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder"


(“O caminho está a sua frente, aprenda, mas não pare. Sempre em frente.” Este trecho demonstra um pouco da personalidade de Renato Russo.)

Vento no Litoral

"Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você está comigo
O tempo todo
E quando vejo o mar
Existe algo que diz
Que a vida continua
E se entregar é uma bobagem"


(Ainda na linha do “Siga em Frente”, este trecho retrata o sentimento de perda e frustração. O mar simboliza coragem, determinação e o recomeço.)



Há Tempos

"Parece cocaína
Mas é só tristeza"



(A sutileza e a capacidade de brincar com as palavras faz de Renato um gênio. A comparação do fragmento acima demonstra, de forma sutil, seu sentimento sobre as drogas.)

Geração Coca-Cola

"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola"


(A contemporaneidade das letras da Legião foi o grande propulsor de suas influências. Trazido para os dias de hoje, o significado revolucionário deste trecho, nos faz lembrar imediatamente dos protestos que movimentaram as ruas de todo o país recentemente.)




Daniel na Cova dos Leões

"Aquele gosto amargo do teu corpo
Ficou na minha boca por mais tempo.
De amargo, então salgado ficou doce,
Assim que o teu cheiro forte e lento
Fez casa nos meus braços e ainda leve,
Forte, cego e tenso, fez saber
Que ainda era muito e muito pouco."


(Novamente com sabedoria e criatividade, Renato brinca com as palavras e com grande sutileza indica sua opção sexual. O trecho demonstra a transformação dos sentidos do Cantor e sua descoberta sexual. A música, na integra, deixa um pouco mais explícita esta idéia.) “Seu corpo é meu espelho e te navego. Eu sei que a sua correnteza não tem direção.” (Veja aqui a letra completa.)   



Quase Sem Querer

"Quantas chances desperdicei
Quando o que eu mais queria
Era provar pra todo o mundo
Que eu não precisava
Provar nada pra ninguém"



(Ir contra certos conceitos e ser compreendido é muito difícil. Mas Renato é mestre e sabe impor suas idéias. Neste caso, quando imaginamos que “não temos que provar nada para ninguém” é aí que nos enganamos, pois as chances surgem em nossas vidas quando nos expomos e lutamos para sermos reconhecidos. Alguém duvida disto?)



O Descobrimento do Brasil

"Será que você vai saber
O quanto penso em você com
o meu coração ?"


Romântico na medida certa. Doce sem ser meloso. Sóbrio sem ser pedante. Simples e direto na alma.

Perfeição

"Vamos celebrar nossa justiça
A ganância e a difamação
Vamos celebrar os preconceitos
O voto dos analfabetos
Comemorar a água podre
E todos os impostos
Queimadas, mentiras
E seqüestros"



Em suas letras Renato mostrou, como todo bom músico, suas indignações e seus descontentamentos perante a política, a sociedade e às vezes até em si desferia suas farpadas. Mas com sutileza e se utilizando, muitas vezes, do deboche, como nesta música. 



Quando o Sol Bater Na Janela Do Teu Quarto

"Quando o sol bater
Na janela do teu quarto,
Lembra e vê
Que o caminho é um só,"


(Tido muitas vezes como um “sonhador melancólico” Renato mostrava em seu caráter muito do que expunha em suas letras. Era um ser humano dotado da capacidade de transmitir mensagens que talvez ele mesmo não absorvia por completo. Sem egocentrismo, se transformou em um expurgador de almas e ao mesmo tempo em uma esponja dos males da humanidade. Então, Seria ele um santo? Não sei. Mas no que se refere à sua capacidade indiscutível de emanar sabedoria através da música, fora o maior neste desígnio. E com certeza o único.)  



By Vitor